Observatório Social forma comissões para atuar junto ao poder público

27 de abril de 2017 10:28

A partir deste ano, o Observatório Social de Paranavaí (OSP) contará com três comissões formadas por funcionários e voluntários. O objetivo é acompanhar mais de perto as licitações e os investimentos públicos feitos pela Administração Municipal, além dos trabalhos dos vereadores.
À frente da entidade por mais dois anos, Marcos André Garrido Campos disse que os grupos fortalecerão as parcerias com os órgãos públicos de Paranavaí e Tamboara, tornando os gastos municipais mais transparentes.
Campos afirmou que a atuação do OSP é para garantir o melhor para a comunidade, verificando os contratos em andamento e conferindo as obras em execução. A partir daí, é possível apontar possíveis falhas, para que sejam devidamente corrigidas.
A coordenadora do OSP, Thaís Soares, destacou quais serão as comissões. Uma para a fiscalização de obras públicas, uma para a fiscalização do asfalto e outra para o acompanhamento da Câmara de Vereadores.
De acordo com Thaís, cada grupo será coordenado por um funcionário do OSP. A ideia é sempre questionar se a empresa contratada está cumprindo o que o edital previa e se os produtos e serviços entregues são de qualidade. Assim, será possível saber se o dinheiro está sendo bem aplicado.
No caso da comissão que verificará as ações do Legislativo, o trabalho consistirá em acompanhar os gastos com viagens e a atuação dos vereadores ao longo do ano, com apresentação de projetos que garantam melhoria na qualidade de vida dos moradores.
As ações do Observatório Social também envolverão a comunidade. A coordenadora citou como exemplo um concurso de projetos que terá a participação de escolas e o bazar de produtos apreendidos pela Receita Federal. O grupo também tentará implantar o impostômetro (painel que indica quanto é arrecadado com taxas e impostos) em Paranavaí.
Para participar do OSP é preciso ter mais de 18 anos. O trabalho exige disponibilidade para as reuniões (uma vez por mês) e, eventualmente, o acompanhamento de licitações e obras municipais. Além disso, o voluntário não pode ter vínculos partidários ou estar ligado à Prefeitura e à Câmara de Vereadores.
O escritório do Observatório Social funciona na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), na Rua Pernambuco, número 766. Apesar de estar lotada ali, a equipe do OSP garante que não tem vínculos com a classe empresarial e atua de maneira independente. O que existe, segundo o presidente Campos, são parcerias.
Fonte: Diário do Noroeste

Mantenedores

ObservatórioSocial de Paranavaí

É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.


CEP:
Telefone:
E-mail: